segunda-feira, 28 de junho de 2010

Emo-Fertilidade

    Feira de Ciências:
  1.   Ovulação 
  2. Ciclo menstrual
  3.    Clonagem
                                              Ovulação:
                Os poucos dias próximos à ovulação constituem a fase fértil. O começo da ovulação pode ser detectado por vários sinais e sintomas. As mulheres perto da ovulação experimentam mudanças no cérvix, no muco produzido pelo cérvix, e na temperatura basal. Além disso, várias mulheres experimentam sintomas secundário de fertilidade como mittelschmerz (dor associada à ovulação, do alemão "dor no meio") e sensibilidade mais forte aos odores. Muitas mulheres sentem elevação no desejo sexual nos dias antes da ovulação.
                                       Ciclo Menstrual 
              Na fase pré-ovulação (folicular) do ciclo menstrual, o folículo ovário passa por uma série de transformações. O período entre o início de uma e o início da próxima menstruação é denominado ciclo menstrual, controlado, principalmente, pelos hormônios FSH e LH. A menstruação é uma descamação do endométrio,acompanhada de saída de sangue. Isto ocorre porque os ovários reduzem muito a secreção de hormônios, e estes, por vários mecanismos, reduzem o estímulo ao endométrio, cujas células morrem e descamam. 
                                       Clonagem
      A clonagem é uma das maiores revoluções científicas de todos os tempos. O responsável por ela foi LAN WILMUT, um pesquisador do Instituto Roslin, no interior da Escócia.Como se sabe, para que seja formado um embrião, é necessário o encontro de um óvulo e de um espermatozóide. 
As células da mama, assim como as do cabelo, do fígado, do estômago etc., são células específicas, ou seja, têm como função apenas dar origem àquilo que foram programadas para criar: a mama, o cabelo, o fígado, do estômago etc. Essas células são programadas ainda jovens por proteínas.

Fontes:   http://www.copacabanarunners.net/ovulacao-sintomas.html
 

sábado, 12 de junho de 2010

Ing- Partes do corpo humano em inglês


     Partes do corpo humano.
 
        

Art -Resumo da aula

    Resumo da aula dia-09/06/2010
           Na aula passada,o professor(Carlos) nos mandou trazer,papel seda verde e um amarelo,então a turma fez bandeirolas para enfeitar a escola,por causa do clima de São João e o iníciu da copa.
          
         Esse trabalho foi muito interessante e ao mesmo tempo divertido.Além disso o professor aplicou uma prova para avançar nosso conhecimento o assunto foi : Caricatura.
          
           Então ele pediu no final da aula para a turma,levar papel seda azul e branco,tesoura e cola.

Fil-Jean Le Rond d'Alembert

                      
   Jean Le Rond d'Alembert nasceu em Paris, a 17 de Novembro de 1717.
       Foi abandonado pela mãe à nascença na igreja de St. Jean Le Rond, e depois entregue a um orfanato, onde recebeu o nome Jean Le Rond.
   O seu pai, Louis-Camus Destouches, oficial das forças armadas, estava ausente na data do seu nascimento, e, quando regressou a Paris, entregou-o ao cuidado de Mme Rousseau, que durante toda a vida o acompanhou.
        D'Alembert estudou teologia no Collège des Quatre Nations e formou-se em Direito (1735-1738), mas só depois descobriu a sua vocação para a Matemática e Física.
    A apresentação, em Julho de 1739, do artigo "Mémoire sur le calcul intégral", na Académie des Sciences, marca o início da sua carreira em Matemática. Em 1741 foi nomeado membro da Académie des Sciences e treze anos depois foi nomeado membro da Académie Française, de que foi eleito secretário perpétuo em 1752.
       Durante toda a sua vida, d'Alembert participou activamente nas duas Academias, contribuindo activamente com diversas publicações. Manteve também correspondência continuada com os principais vultos da época, nomeadamente com Euler, Voltaire e Jean-Jacques Rousseau.
    As suas pesquisas no campo da mecânica e da astronomia representaram um contributo fundamental para o avanço da ciência. Teve também um papel fundamental na elaboração do projecto da “Encyclopédie”, dirigida por Diderot, onde foi responsável pela redacção de diversos artigos e pela elaboração do prefácio. Depois de uma ruptura com Diderot, d'Alembert dedicou-se às Letras e às Artes.
          D'Alembert foi pioneiro no estudo das equações com derivadas parciais e no seu uso na física, foi também dos primeiros a estudar teoria das funções, tendo descrito a derivada como limite de razões incrementais. Aliás foi também pioneiro no estudo dos limites, sendo o critério de d'Alembert para a convergência de séries numéricas baseado neste conceito. Demonstrou ainda o teorema fundamental da álgebra que diz que toda a equação polinomial a uma variável, de grau n, tem exactamente n soluções.
Morreu em 29 de Outubro de 1783 em Paris. 
    Fonte: http://www.e-escola.pt/personalidades.asp?nome=dalembert-jean-le-rond

Emo- Responsabilidade

         
                           Responsabilidade
      Responsabilidade é a obrigação de responder pelos nossos atos,razões e decisões.
         Precisamos usar nossas decisões a cada dia de nossa  vida,sendo responsável por tudo que fazemos e principalmente decidimos.
         Todo dia estamos,em condições de responder pelos atos praticados, de justificar as razões das próprias ações. 
          Para uma pessoa se tornar responsável,é preciso ser atento e inteligente.Inteligente nesse caso é ser ético,ter sua própria razão.
          Exemplo,se um dia você precisar tomar uma decisão mais difícil que seja,reflita,se essa decisão prejudicará seu futuro e o futuro de outros em sua volta,pensando em você sem pensar em ambos ou alguém.
           

Geo-Evolução da industria automobilística no Brasil

12 de Junho de 2010.          JUSCELINO KUBITSCHEK
O governo de JK é lembrado como de grande desenvolvimento, incentivando o progresso econômico do país por meio da industrialização. Ao assumir sua candidatura, ele se comprometeu a trazer o desenvolvimento de forma absoluta para o Brasil, realizando 50 anos de progresso em apenas cinco de governo, o famoso “50 em 5”.                
         Apartir da alta demanda do pós Segunda Guerra Mundial e a falta de concorrência faziam com que as empresas americanas vendessem praticamente tudo aquilo que fabricavam,o impacto da abertura do mercado, que a indústria automobilística brasileira se viu pressionada com a entrada dos concorrentes estrangeiros.
       Observou-se então uma forte concentração de esforços no intuito de melhorar a qualidade do automóvel fabricado no país. Essa indústria procurou adequar-se ao padrão de eficiência e qualidade estabelecido pelas empresas japonesas do setor.Técnicas industriais japonesas foram incorporadas ao dia-a-dia das empresas brasileiras. A “produção enxuta”, incluindo todos os instrumentos e técnicas a ele associado, como o just in time, trabalho em equipe, qualidade total (TQM) e certificações segundo normas internacionais de qualidade passaram a fazer parte do cotidiano destas empresas.

          Em novembro de 1891 que o primeiro carro motorizado chegou em solo brasileiro. A bordo do navio Portugal, que aportou na cidade de Santos, um único exemplar de um Peugeot, comprado por 1.200 francos.
 Estradas são construídas em todo o Estado de São Paulo. O reflexo dessas iniciativas no aumento da frota de veículos é surpreendente: entre 1920 e 1939, só no Estado de São Paulo, o número de carros de passeio salta de 5.596 para 43.657 e o de caminhões vai de 222 para 25.858. Entra o ano de 1940, tem início a Segunda Guerra Mundial. As importações são prejudicadas e a frota de veículos no Brasil vai ficando ultrapassada. As fábricas só montavam seus automóveis aqui e não produziam suas peças. Era preciso desenvolver o parque automotivo brasileiro.
     Os governos de Getulio Vargas e JK tiveram grande importância no processo, pois deram condições favoráveis para a implantação de fabricas no Brasil, em especial em São Paulo.Obviamente, interesses políticos estiveram presentes no processo desde o inicio, no entanto os resultados foram favoráveis ao Brasil, que contar com a força motorizada dos automóveis para impulsionar seu crescimento.Hoje o Brasil é um dos grandes mercados mundiais de automóveis, com uma capacidade enorme de criação de novas tecnologias, somos vistos de forma diferente do que éramos a tempos atrás, mais do que simples importadores de produtos industrializados.

 Fontes de Pesquisas:   http://www.brasilescola.com/historiab/juscelino-kubitschek.htm
                                       http://pt.shvoong.com/humanities/history/1786021-evolu%C3%A7%C3%A3o-da-industria-automobil%C3%ADstica-brasil/
                                        
                 

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Art-Bandeirolas no São João

3 de junho de 2010.
                                  Bandeirolas São joão.
        
As tradicionais bandeiras de São João, que enfeitam festas juninas em todo o país, também serviram de inspiração para a obra de um dos grandes pintores modernistas do Brasil, Alfredo Volpi (1896-1988).
Italiano de nascença, brasileiro por opção, Volpi concentrou sua produção artística em São Paulo, integrando o Grupo Santa Helena – um coletivo que tinha como ateliê um casarão homônimo na Praça da Sé.
Seu talento para o abstracionismo geométrico, com bandeiras e mastros juninos preenchendo e colorindo as telas, foi reconhecido com prêmios e participações em importantes bienais de artes plásticas.
                         
Abaixo, um pouco da obra de Volpi, pertencentes ao acervo principal do Ministério da Fazenda.

geo-O Carvão

3 de junho de 2010.
                                                   Carvão
                     A madeira é constituída principalmente por carbono, oxigênio e hidrogênio. Quando soterrada, a madeira elimina  CO2 , CH4  e  H2O no processo de fossilização.
O carvão mineral ou carvão natural é um produto da fossilização da madeira depois de decorridos milhões de anos. 



Ocorrência em Santa Catarina
O Brasil possui carvão nos seguintes Estados:  São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A bacia carbonífera catarinense compreende uma faixa de aproximadamente cem quilômetros de extensão por vinte e cinco quilômetros de largura no sul do Estado. Em Santa Catarina temos o carvão hulha do tipo sub-betuminoso. 
  
                   Carvão pré-lavado:
É o minério que após sua extração sofre o primeiro beneficiamento, nas "bocas da mina" ficando com menor quantidade de impurezas. 
            
Matérias orgânicas presentes no carvão:
Materiais minerais (inorgânicos) presentes no carvão:
- C (carbono) 
- H (hidrogênio) 
- O (oxigênio) 
- N (nitrogênio) 
- S (enxofre presente na matéria carbonosa). 

 
- argilas (ver calcários) 
- piritas (o rejeito piritoso é utilizado como matéria prima para
  fabricação de ácido sulfúrico e o ácido fosfórico, empregado na indústria de fertilizantes). 
- calcários ( o rejeito calcário e argiloso é empregado para a conservação das estradas). 
- óxidos: silício, alumínio, ... 

geo-Extração do Petróleo

3 de junho de 2010.

                           Os restos de matéria orgânica, bactérias, produtos nitrogenados e sulfurados no petróleo indicam que ele é o resultado de uma transformação da matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares durante milhões de anos, sob pressão das camadas de sedimentos que foram se depositando e formando rochas sedimentares. O conjunto dos produtos provenientes desta degradação, hidrocarbonetos e compostos voláteis, misturados aos sedimentos e aos resíduos orgânicos, está contido na rocha-mãe; a partir daí o petróleo é expulso sob efeito da compactação provocada pela sedimentação, migrando para impregnar areias ou rochas mais porosas e mais permeáveis,tais como arenitos ou calcários. Uma camada impermeável, quando constitui uma  “armadilha”, permite a acumulação dos hidrocarbonetos, impedindo-os de escapar. 
                      O sistema de extração do petróleo varia de acordo com a quantidade de gás acumulado na jazida. Se a quantidade de gás for grande o suficiente, sua pressão pode expulsar por si mesma o óleo, bastando uma tubulação que comunique o poço com o exterior. Se a pressão for fraca ou nula, será preciso ajuda de bombas de extração. Mesmo assim, há uma perda de quase 50% do petróleo que fica retido no fundo da jazida, não sendo possível sua total extração. 
                   São necessários milhares de anos para que uma rocha sedimentar armazene quantidade suficiente de matéria orgânica proveniente de restos animais e vegetais, esta matéria passa por uma transformação ficando retida e constituindo então as chamadas jazidas de petróleo.

Port-Biografia do autor Carlos Drumond de Andrade

3 de Junho 2010.
                              Carlos Drummond de Andrade                      (Biografia)
       Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.
      Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945. Passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil.
      Uma de suas obras é :"Poema de sete faces" :
Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.

As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.

O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.

O homem atrás do bigode
é sério, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.

Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.

Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.

Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.