sábado, 12 de junho de 2010

Geo-Evolução da industria automobilística no Brasil

12 de Junho de 2010.          JUSCELINO KUBITSCHEK
O governo de JK é lembrado como de grande desenvolvimento, incentivando o progresso econômico do país por meio da industrialização. Ao assumir sua candidatura, ele se comprometeu a trazer o desenvolvimento de forma absoluta para o Brasil, realizando 50 anos de progresso em apenas cinco de governo, o famoso “50 em 5”.                
         Apartir da alta demanda do pós Segunda Guerra Mundial e a falta de concorrência faziam com que as empresas americanas vendessem praticamente tudo aquilo que fabricavam,o impacto da abertura do mercado, que a indústria automobilística brasileira se viu pressionada com a entrada dos concorrentes estrangeiros.
       Observou-se então uma forte concentração de esforços no intuito de melhorar a qualidade do automóvel fabricado no país. Essa indústria procurou adequar-se ao padrão de eficiência e qualidade estabelecido pelas empresas japonesas do setor.Técnicas industriais japonesas foram incorporadas ao dia-a-dia das empresas brasileiras. A “produção enxuta”, incluindo todos os instrumentos e técnicas a ele associado, como o just in time, trabalho em equipe, qualidade total (TQM) e certificações segundo normas internacionais de qualidade passaram a fazer parte do cotidiano destas empresas.

          Em novembro de 1891 que o primeiro carro motorizado chegou em solo brasileiro. A bordo do navio Portugal, que aportou na cidade de Santos, um único exemplar de um Peugeot, comprado por 1.200 francos.
 Estradas são construídas em todo o Estado de São Paulo. O reflexo dessas iniciativas no aumento da frota de veículos é surpreendente: entre 1920 e 1939, só no Estado de São Paulo, o número de carros de passeio salta de 5.596 para 43.657 e o de caminhões vai de 222 para 25.858. Entra o ano de 1940, tem início a Segunda Guerra Mundial. As importações são prejudicadas e a frota de veículos no Brasil vai ficando ultrapassada. As fábricas só montavam seus automóveis aqui e não produziam suas peças. Era preciso desenvolver o parque automotivo brasileiro.
     Os governos de Getulio Vargas e JK tiveram grande importância no processo, pois deram condições favoráveis para a implantação de fabricas no Brasil, em especial em São Paulo.Obviamente, interesses políticos estiveram presentes no processo desde o inicio, no entanto os resultados foram favoráveis ao Brasil, que contar com a força motorizada dos automóveis para impulsionar seu crescimento.Hoje o Brasil é um dos grandes mercados mundiais de automóveis, com uma capacidade enorme de criação de novas tecnologias, somos vistos de forma diferente do que éramos a tempos atrás, mais do que simples importadores de produtos industrializados.

 Fontes de Pesquisas:   http://www.brasilescola.com/historiab/juscelino-kubitschek.htm
                                       http://pt.shvoong.com/humanities/history/1786021-evolu%C3%A7%C3%A3o-da-industria-automobil%C3%ADstica-brasil/
                                        
                 

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