quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Geografia

            Climas-
 Clima Equatorial:
    O Clima Equatorial predomina na Amazônia e se caracteriza por temperaturas médias muito elevadas.Registra amplitude térmica dioária e anual pequena,isto é,a temperatura varia muito pouco ao longo do dia e do ano.
   A pluviosidade nas regiões de clima equatorial também é bastante alta,o que mantém a umidade relativa do ar em cerca de 90%. Devido à baixa amplitude térmica e ao nível constante de pluviosidade, não existe diferenciação de estações neste tipo de clima e nem um período seco.

 O clima equatorial abrange uma área de cerca de 5° ao redor do Equador e pode chegar a até 25° de latitude em regiões atingidas pelos ventos alíseos, nas margens orientais dos continentes. São regiões de clima equatorial as bacias do Congo e do Amazonas, a Indonésia, as Filipinas, parte da América Central, Madagáscar, Malásia e no Sudeste Asiático.
Fonte:
http://www.infoescola.com/geografia/clima-equatorial/
       Clima Tropical:
    O clima tropical é um clima quente que abrange a região próxima aos trópicos de Câncer e de Capricórnio. Podemos dividi-lo em dois tipos diferentes: o clima tropical úmido e o tropical seco.
   

O Clima tropical abrange quase integralmente as regiões Centro-Oeste,Nordeste e Sudeste.
O clima tropical é caracterizado pelas temperaturas elevadas, em média 20ºC, e com uma amplitude que não ultrapassa os 10ºC. Os verões são quentes e úmidos e os invernos costumam registrar temperaturas menores e queda no índice de precipitação.

Apesar de também registrar temperaturas elevadas,o clima tropical é bem diferente do equatorial,pois duas estações do ano bem marcadas:inveno,ameno e seco;e verão,quente e chuvoso.
Fonte:
http://www.infoescola.com/geografia/clima-tropical/
    Clima Subtropical:
   O Clima subtropical domina a parte do território brasileiro situada ao sul do Trópico de Capricórnio.

Nas áreas de clima subtropical o verão costuma ser curto, porém com temperaturas elevadas. Já o inverno é bastante rigoroso com baixas temperaturas.


 No inverno a temperatura média anual fica em torno de -5°C, enquanto que no verão fica em torno de 23°C.


 A umidade relativa do ar anual fica entre 60% e 85%.


 Com relação ao índice pluviométrico (chuvas) anual, podemos verificar que fica entre 500 e 1000 milímetros. É um índice considerado moderado de chuvas.


 Podem ocorrer geadas nestas regiões durante o inverno, principalmente em áreas mais altas.

Fonte:
 http://www.suapesquisa.com/clima/clima_subtropical.htm
    Clima Tropical de Altitude:
       O Clima tropical de altitude tem características muito parecidas com as do clima tropical.Só difere deste orque tem temperaturas mais amenas- já que predomina nas áreas mais elevadas da região Sudeste(as temperaturas são sempre mais baixas nas partes mais altas do relevo).
    
    Os climas de altitude apresentam características térmicas e de precipitação que são impostas pela altitude, correspondendo a um agravamento das condições climáticas das áreas envolventes. No verão, as temperaturas raramente ultrapassam os 30°C. O inverno é relativamente frio e a amplitude térmica anual não é muito elevada.



A dinâmica atmosférica é basicamente controlada pela célula de alta pressão subtropical do Atlântico Sul (que configura a Massa Tropical Marítima), sendo ocasionalmente afetada pela Massa Tropical Continental (originária da baixa pressão do Chaco/Pantanal), além dos efeitos desestabilizadores desencadeados pelos avanços da frente polar e oscilações da Zona de Convergência Intertropical .

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_tropical_de_altitude


    Clima Semiárido:
   Típico do interior do Nordeste, região conhecida como o Polígono das Secas, que corresponde a quase todo o sertão nordestino e aos vales médio e inferior do rio São Francisco. Sofre a influência da massa tropical atlântica que, ao chegar à região, já se apresenta com pouca umidade. Caracteriza-se por elevadas temperaturas (média de 27ºC) e chuvas escassas (em torno de 750 mm/ano), irregulares e mal distribuídas durante o ano. Há períodos em que a massa equatorial atlântica (superúmida) chega no litoral norte de Região Nordeste e atinge o sertão, causando chuva intensa nos meses de fevereiro, março e abril.
 Fonte:
 http://brasilgeografia.blogspot.com/2007/10/clima-semi-rido.html


  

0 comentários:

Postar um comentário