Sistema de produção Feudal e Capitalista.
(Suas diferenças)
Sistema feudal:
Ao falarmos sobre a produção agrícola no mundo feudal, logo nos lembramos que o trabalho nas terras buscava o atendimento de necessidades básicas. Ao contrário de outros tempos, a agricultura medieval apresentava um desempenho produtivo baixo que limitava a ocorrência das trocas naturais e do comércio. Em geral, essa característica subsistente é relacionada à má qualidade das sementes utilizadas e a limitação dos instrumentos e técnicas da época.
Apesar da relevância desses fatores, devemos levar em conta que os camponeses medievais também empregavam o sistema de rotação de culturas. Nesta técnica, um lote de terras cultiváveis era dividido em três porções equivalentes. Nas duas primeiras, o servo estabelecia a plantação de duas culturas distintas. Já o lote restante não era aproveitado para que, assim, o lote de terras não fosse completamente desgastado.
Sistema capitalista:
No sistema capitalista, as padarias, as fábricas, confecções, gráficas, papelarias etc., pertencem a empresários e não ao Estado. Nesse sistema, a produção e a distribuição das riquezas são regidas pelo mercado, no qual, em tese, os preços são determinados pelo livre jogo da oferta e da procura. O capitalista, proprietário de empresa, compra a força de trabalho de terceiros para produzir bens que, após serem vendidos, lhe permitem recuperar o capital investido e obter um excedente denominado lucro. No capitalismo, as classes não mais se relacionam pelo vínculo da servidão (período Feudal da Idade Média), mas pela posse ou carência de meios de produção e pela livre contratação do trabalho de tabalhadores.
Conclusão:
O sistema de produção feudal ligava para necessidades básicas do povo,ou seja,não limitava a ocorrência das trocas naturais e do comércio.
Já o sitema de produção capitalista a produçaõ e ditribuição das riquezas,são regidas pelo mercado.No caso,o proprietário de empresa, compra a força de trabalho de terceiros para produzir bens que, após serem vendidos,lhe permitem recuperar o capital investido e obter um excedente denominado lucro.
Fontes:
http://www.renascebrasil.com.br/f_capitalismo2.htm
http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/o-sistema-producao-feudal.htm
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário