Feira de Ciências
Fertilidade
Ovários
Os ovários são orgãos sexuais primários, produzem os óvulos e os hormônios sexuais femininos estrógeno e progesterona. Os ovários possuem o tamanho aproximado de uma azeitona.
A camada mais externa de tecido é chamada de córtex e possui milhares de células, que são os óvulos imaturos, chamados de folículos primários, que completam seu desenvolvimento durante a ovulação. esses folículos começam a crescer e se desenvolver sob a ação dos hormônios, processo que começa na adolescência.
Após a ovulação, o folículo se transforma numa estrutura chamada corpo lúteo, e passa a fabricar, além do estradiol, o hormônio progesterona, que vai terminar o preparo do endométrio para a implantação do embrião. Mais ou menos entre o sexto e o oitavo dias após a ovulação, o nível de progesterona no sangue atinge o máximo, e a medida deste hormônio no sangue, se for baixa, é por causa de infertilidade.
Ainda não se conhece com toda a precisãoo dia da implantação do embrião:parece acontecer de cinco a dez dias após a ovulção. Se ñ occorre implantação, então a progesterona e o estradiol parem de ser fabricados pelo corpo lúteo, seu nível diminue no sangue e se inicia outra menstruação.
Ovulação é o processo no ciclo menstrual no qual o folículo ovariano maduro rompe e libera o ovo (oócito ou gameta feminino) que participa na reprodução. O processo de ovulação é controlado pelo hipotálamo do cérebro e através da liberação de hormônios (hormônio luteinizante e hormônio estimulador do folículo) secretados no glóbulo anterior da glândula pituitária. Os poucos dias pròximos à ovulação constituem a fase fértil.
Os gâsmetas ou gametas (chamados ainda de células sexuais) são as células dos seres vivos que, na reprodução sexual, se fundem no momento da fecundação ou fertilização (também chamada concepção, principalmente nos seres humanos) para formar um ovo ou zigoto, que dará origem ao embrião, cujo desenvolvimento produzirá um novo ser da mesma espécie.
0 comentários:
Postar um comentário